Governo Federal, através do DNIT, irá recuperar BR-122 entre Caetité e Maniaçu

Governo Federal, através do DNIT, irá recuperar BR-122 entre Caetité e Maniaçu
Ordem foi assinada pelo Ministro dos Transportes Renan Filho. Foto: Jorge Santana

Foi assinada nesta sexta-feira(05/05), na cidade de Cocos, oeste da Bahia, a ordem de serviço para recuperação da BR-122, que liga Caetité a Maniaçu.

A obra será executada com recursos do Governo Federal, através da Ministério dos Transportes e DNIT. A BR-122, além de interligar  Caetité ao seu maior distrito Maniaçu, ainda é rota para mina de urânio da  INB (Industria Nucleares do Brasil), sendo de fundamental importância a recuperação da via que no momento encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade.

O pleito para recuperação da via foi uma demanda solicitada  pelo Deputado Federal José Rocha, que na época esteve em Brasilia juntamente com ex prefeito Aldo Gondim e lideranças locais.

A obra foi iniciava em 2021, mas paralisada devida a desistência da empresa ganhadora. Um novo processo administrativo foi aberto  pelo Governo Federal, ainda na  gestão do presidente Jair Bolsonaro. A demanda contou ainda com o  apoio do Prefeito de Caetité Valtécio Aguiar,  Deputados federais José Rocha, Josias Gomes, Charles Fernandes, e da deputada estadual Ivana Bastos. O processo de contratação  então foi  concluído  no mandato  do presidente Luiz Inácio da Silva,  através  do atual  Ministro da Casa Civil Rui Costa, ministro dos Transportes Renan Filho  e do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues. 

A BR-122, atualmente é local de registro de acidentes e má sinalização.  Com a recuperação, a região deverá ter mais tranquilidade e conforto para acessar as comunidades em torno do distrito de Maniaçu, bem como o escoamento do urânio extraído em Caetité.

Por Radar 030