NOVIDADE: UNEB atualiza e amplia lista de obras literárias indicadas para o vestibular

NOVIDADE: UNEB atualiza e amplia lista de obras literárias indicadas para o vestibular
NOVIDADE: UNEB atualiza e amplia lista de obras literárias indicadas para o vestibular

A UNEB atualizou e ampliou a lista de produções literárias indicadas para o Vestibular. Serão 10 obras de diferentes gêneros e autores que os candidatos deverão ler a fim de se preparar para a edição de 2025 do processo seletivo.

A seleção das publicações foi realizada por meio de consulta da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), com os coordenadores dos cursos de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, professores da área de literatura e coordenadores de colegiados dos cursos da universidade.

“A última atualização das obras literárias do vestibular da UNEB ocorreu em 2012. No ano de 2023, instalamos o processo de atualização, a partir de reuniões com todos os coordenadores dos cursos de Letras-Língua Portuguesa e Literaturas da universidade, coordenadores de colegiados e com os departamentos. A seleção das novas obras foi conduzida com base em diversos critérios, entre eles: recorrência, diversidade, regionalidade e gênero”, explicou a pro-reitora da Prograd, Gabriela Pimentel.

A pró-reitora destacou ainda que “além de todos os aspectos da literatura, temos que entender a atualidade do que está sendo lido, sem desconsiderar os clássicos. Fizemos uma mescla entre obras considerando os cânones e as produções mais contemporâneas”, declarou.

A Universidade também ampliou o número de obras indicadas passando de seis para dez o quantitativo de livros recomendados em edital.

A perspectiva é que a atualização da lista das produções literárias indicadas para o vestibular ocorra a cada cinco anos.

Confira a lista das obras literárias selecionadas:

1 – Torto Arado – Itamar Vieira Júnior

2 – Olhos D’água – Conceição Evaristo

3 – Cadernos Negros (vol 32) – Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa (org.)

4 – A Casa do Mistério ou A Casa do Renascimento, 2023 – Gildeci de Oliveira Leite

5 – Niketche – uma história de poligamia – Paulina Chiziane

6 – Capitães da Areia – Jorge Amado

7 – Contos Indígenas Brasileiros – Daniel Munduruku

8 – Laboratório de Incertezas – Wesley Correia

9 – Dia Bonito pra Chover – Lívia Natalia

10 – Orixás em Cordel – Bule Bule

 

Por Danilo Cordeiro/Ascom