Governo Federal publica Edital para escolher empresa que vai construir trecho da FIOL entre Barreiras e Caetité

Governo Federal publica Edital para escolher empresa que vai construir trecho da FIOL entre Barreiras e Caetité
Governo Federal publica Edital para escolher empresa que vai construir trecho da FIOL entre Barreiras e Caetité

Um edital para a execução de obras em 140 quilômetros de extensão na Ferrovia Oeste-Leste – Fiol, no trecho Barreiras / Caetité, foi publicado nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União.  O valor das obras deve resultar em montante superior a R$ 300 milhões.

As obras incluem a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco. O edital foi publicado pela Infra S.A, antiga Valec, e contempla também a  atualização do projeto básico, transformando-o em projeto executivo.

Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, a retomada dos investimentos públicos no setor ferroviário é uma das principais diretrizes do Ministério dos Transportes.

“O empreendimento da Fiol 2 foi um dos primeiros projetos a serem anunciados no Novo PAC. Isso reflete o tamanho da importância desse projeto para a infraestrutura do Brasil”, afirmou.

A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para ocorrer em 24 de janeiro de 2024, em atendimento ao inciso III do art. 39 da Lei 13.303, de 2016.

Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL)

Com aproximadamente 1527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste Leste-FIOL ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul.

Objetivos

  • Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância;
  • Favorecer a multimodalidade;
  • Interligar a malha ferroviária brasileira;
  • Propor nova alternativa logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração por meio do terminal portuário de Ilhéus/BA; e
  • Incentivar investimentos, para incrementar a produção e induzir a processos produtivos modernos.

Benefícios

  • Reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados internos e externos;
  • Aumentar a produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional;
  • Interligar os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA, o que proporcionará melhor desempenho econômico de toda a malha ferroviária;
  • Incentivar os investimentos, a modernização e a produção;
  • Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional;
  • Reduzir a emissão de poluentes;
  • Reduzir o número de acidentes em rodovias.

Estados e municípios influenciados diretamente pela ferrovia

Por Bahia Econômica