Quase lá! Veja o que falta para o Vitória ser campeão da Série B

Quase lá! Veja o que falta para o Vitória ser campeão da Série B
Matheusinho comemora gol do Vitória, na Série B do Brasileirão. Victor Ferreira/ECVitória

Leão da Barra busca o título inédito de Campeão Brasileiro da Série B

O Vitória está muito perto de um feito inédito: conquistar o primeiro título nacional da história do rubro-negro baiano em 124 anos. O time foi vice por três vezes em competições nacionais. Em 2023, o time tem a melhor campanha da Série B e está a poucos pontos do acesso.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, que faz levantamento estatístico do Brasileirão, o campeão da Série B precisa de 70 pontos para garantir o título. O Vitória tem 66 pontos, seis pontos a mais que o segundo colocado, o Juventude. São, portanto, 37,97% chances de título. Apenas dois pontos a mais, aumentam a probabilidade para 90,44%.

O time tem 35 jogos, a mesma quantidade dos quatro mais bem colocados na sequência: o Juventude, Atlético-GO, Sport e Novorizontino.

Ou seja, para alcançar o “número mágico”, depende apenas de si ao conquistar mais 4 pontos dos 9 disputados em 3 jogos. No cenário mais desfavorável, o Leão da Barra pode vencer uma, empatar outra e até perder um jogo que chegará lá.

O quem vem por aí?

O Vitória tem pela frente o Novorizontino (fora, 12/11),  Sport (em casa, 19/11) e Chapecoense (fora, 25/11). O Sport e Novorizontino têm chances ou de título ou de acesso e, portanto, são adversários diretos na reta final.

O Rubro-negro baiano tem 6 pontos de vantagem sobre o Juventude e Atlético-GO, 2º e 3º, respectivamente. É preciso que os adversários tenham uma campanha perfeita para superá-lo ou dificultar a vida do Vitória na reta final.

De acordo com a UFMG, a chance de campeonato está em 96,6%. O Juventude teria apenas 1,2% e o Criciúma com 0,89%.

O acesso tá quase garantido. São 99,999% de chances de disputar a Série A em 2024. Se o rival Bahia não cair, está quase garantido o Ba-Vi no Brasileirão.

Campanha

No primeiro turno, o Vitória teve 64,91% de aproveitamento com 12 vitórias em 19 jogos. Até a 35º rodada, o clube perdeu ritmo e é o terceiro do returno, com 60,42% de aproveitamento, atrás de Atlético-GO (68,75%) e Juventude (62,50%).

Com a terceira defesa menos vazada, o Vitória é o melhor mandante da competição com 13 vitórias, 3 empates e 2 derrotas no Barradão.

Jairo Nascimento da CNN
São Paulo